segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Analise de marcas #1 - Cerveja

Bom meus caros, teremos aqui no blog também, uma breve análise visual de produtos, desde a logomarca, cores, á publicidade relativa aos demais produtos; á analise que faremos hoje será sobre as marcas de cerveja, e já deixarei claro que tudo que for escrito aqui será nada mais nada menos do que um ponto de vista nosso, então não considerem tudo que lerem aqui verdade.


Meus caros, desde que esse mundo é mundo a cerveja já era consumida pela humanidade, há pelo menos uns 4.000 a.C. e era muito bem conhecida pelos paladares dos mesopotâmeos egípcios e sumérios; (acredito que muita gente nem sabia disso não é?!). Bom mas não estamos aqui para contar sua história e sim analisar o lado estético da coisa.
Bom, primeiramente estaremos falando sobre a logomarca e a embalagem e suas cores; como podemos perceber nos dias atuais, as marcas de cervejas mais comuns têem geralmente um emblema redondo com o nome da marca no centro do círculo, algumas com imagens de cerveja e do próprio grão de amido do vegetal usado para se produzir a cevada, para dar um tom mais clássico e refinado a marca, para que seja visível o quão forte é a marca.  




Puderam perceber que a maioria segue o mesmo padrão?! Mas é claro há também muitas marcas diferentes, que vão lembrar pergaminhos antigos, etc,
Mas também conseguirma perceber, que as cores vermelho, preto, dourado, verde e azul são muito comuns na marca? É claro que tudo isso é estratégicamente colocado para sub-conscientemente chamar a atenção do cliente e conquistá-lo logo de cara; pois as cores nos transmitem sensações e sentimentos, muitas vezes sem que percebamos; o vermelho por ex: ele está presente para seduzir o cliente a comprá-la, quer que o cliente deseje tomá-la, o Preto está presente para mostrar o poder da marca mesmo, e até mesmo dar um certo mistério para aquele consumidor que está experiementando pela primeira vez, a cor dourada além de ser a cor da cerveja, ele quer que você veja o produto como se fosse uma preciosidade, um tesouro; sem falar que lembra o sol, o calor e o verão ( agora você o porque sempre que está calor você diz, " ah... vou abrir uma gelada"), o verde, dá um toque de frescor e faz você se lembrar do meio ambiente, a simplicidade sem perder o frenesí; e o azul, que transmite uma certa paz e calma interior, para você sentar e relaxar enquanto aprecia a cerveja.


Como você também pode perceber, a cor utilizada na cor da lata seria algo parecido com o branco seria um branco- gelo, que também é para trasmitir frescor, e fazê-lo dar aquela engolida seca louco para matar a sede.

Agora que vimos como se portam algumas marcas de cerveja, veremos também o marketing violentíssimo que a cerveja tem, desde um projeto publicitário informativo, ao mais apelativo.

Eu nem precisaria estar citando este exemplo, vocês com certeza já devem ter visto aqueles comerciais onde aparecem mulheres maravilhosas mostrando a cerveja e muitas outras pessoas bonitas em um bar muito parecido com aqueles bares que vemos em filmes norte-americanos bem estilosos e agradáveis, bom pelo menos um coisa é verdade " as mulheres bonitas" ( pois depois que você bebe algumas, todas as mulheres ficam maravilhosa mesmo *risos*),hehe, bom estarei mostrando a seguir alguns comerciais, e propagandas para verem a venda forçada que fazem.

mais uma vez estarei dizendo, desde que mundo é mundo a mulher é usada para vender, mas não só cerveja, a beleza da mulher é usada para vender nos diversos setores de produtos.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alguns anúncios mais comuns de cerveja:









É impressionante a criatividade para se criar tantos anuncios diferentes, engraçados, relacionados á esportes e também um tanto maliciosos ( que também são poderosissimos, pois o maior público da cerveja é o público masculino, e cá entre nós, adoramos isso!) e é por isso que faz tanto sucesso.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Alguns vídeo comerciais de televisão:

 

 


Além dos comerciais com lindas mulheres, que são os mais apelativos, temos também comerciais para conscientização, comerciais super criativos,engraçados e lógico oque seria da cerveja sem o futebol:

 




                                     




É meus caros, conseguiram ver o quanto é forte o marketing atrás deste produto! além disso há algumas técnicas usadas na estética do produto para fazê-los desejar ainda mais o produto que é esse efeito aqui que transmite frescor, refrescância e ficamos na hora com sede; mas com sede de tomar cerveja. 

Agora veja numa proporão maior:


Vai me dizer que não ficou com vontade?! realmente é quase impossível escapar das garras destes poderosissimos artifícios usados pelo marketing da cerveja em geral, e vimos que elas fazem de tudo para conquistar toda a massa, mas sempre conscientizando aos demais cervejeiros de plantão a pegarem leve. ou seja "BEBAM COM MODERAÇÃO" ou vocês irão ficar assim:



Bom, acredito que já viram o bastante, essa foi nossa análise de hoje, até a próxima, ( falar de cerveja me deu uma sede... vou correndo beber uma beeeeem gelada)

Um comentário:

Postagens populares